O que é um chatbot?

Chatbot é um termo abreviado que significa, basicamente, um robô que conversa com pessoas via chat. Mas não se engane. A simplicidade de seu significado não é compatível com a complexidade de suas funções, pois além da troca mensagens instantâneas com o cliente, a ferramenta automatiza tarefas repetitivas com tempo e custo reduzido, ou seja, eficácia, rapidez e economia em um só software.

Com o atendimento instantâneo combinado a uma experiência interativa, esses robôs proporcionam uma enorme facilidade para a empresa e seus clientes. Podemos imaginar a seguinte situação: você encontrou uma academia próxima a sua casa, mas deseja tirar algumas dúvidas antes de se matricular. Por sorte você não precisou ligar nem visitar o local para tirar as suas dúvidas, pois eles possuem o serviço de chatbot que esclareceu tudo para você de forma rápida e prática. Isso ocorre porque as pessoas que possuem essas dúvidas encontram-se no mesmo cenário e, dessa forma, o chatbot é a ferramenta mais eficaz para esse tipo de atendimento, uma vez que as questões mais frequentes são básicas e previsíveis.

Geração de leads, e-commerce, marketing e vendas, pesquisas, atendimento ao cliente, agendamento e reservas, ensino e aprendizado, entretenimento, são algumas das mais diversas áreas que poderão se beneficiar com a implementação da ferramenta. Não é segredo que os chatbots são uma grande tendência entre as empresas e, cada vez mais, serão adotados para atendimentos.

Os mais inseguros com a relação de trabalho com os “seres robóticos” podem ficar tranquilos. Esse tipo de tecnologia não tem a intenção de substituir os humanos. As facilidades que os robôs trazem fazendo tarefas repetitivas permitem que o ser humano exerça outras funções que contribuirão muito mais para seu crescimento pessoal e para o crescimento da própria empresa. Podemos citar como exemplo a recepcionista da academia onde você deseja se matricular: ao invés de fazer um trabalho simples e repetitivo de atender telefone, criar cadastro ou apenas liberar  catraca, ela pode utilizar esse tempo para se capacitar, criar novos exercícios e orientar os alunos durante as atividades, resultando na melhoria do serviço da própria academia. Isso significa que podemos melhorar o atendimento ao cliente através do chatbot, aumentar os serviços da academia com seres humanos exercendo funções relevantes, capacitar e motivar funcionários e construir um ambiente muito melhor para seus clientes.

“Contatos inteligentes entregam serviços, representam empresas e estabelecem com as pessoas uma conversa multimídia.” — Roberto Costa, CEO Take.net

Além de todos os benefícios já citados, os chatbots ajudam na conquista e na fidelização de clientes, pois o atendimento é eficaz e padronizado. Com cada vez mais concorrência no mercado, as pessoas estão ainda mais seletivas com as marcas e, experiência ruim, pode levar a perda do cliente. Proporcionar um atendimento de qualidade é a chave para a satisfação e isso pode ser facilmente elaborado através de uma boa construção do seu chatbot e o melhor: eles não têm dias ruins, mau humor ou falta de paciência.

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